Existem dicas que não funcionam para limpar sofá e para diversas ações e acabam tomando nosso tempo e frustrando.
Durante o período pandêmico houve um aumento expressivo de buscas por artigos do tipo “Faça você mesmo” ou “Do it Yourself” os famosos DIY, conteúdos que são, em sua grande maioria, tutoriais para fazer em casa serviços que, a princípio, exigem a participação de um profissional, entre eles, a limpeza de sofá.
Entretanto, boa parte das dicas encontradas na internet podem danificar, e muito, seu estofado.
Pensando nisso, a Lavandaria trouxe 4 produtos que, embora sejam citadas como solução para a limpeza de sofá em casa, não funcionam para limpar sofá e são recomendadas. Infelizmente, podem trazer muitos prejuízos para sua família.
Acompanhe:
Os produtos que não funcionam para limpar sofá e podem danificar
Alvejante
Os alvejantes circulam como a solução para sofás encardidos ou manchados, entretanto, por se tratar de um produto desinfetante muito poderoso, os alvejantes tendem a manchar os tecidos se não corretamente diluídos.
Apesar de existirem, os alvejantes sem cloro são minoria no mercado e, na maioria das vezes, não nos atentamos à sua composição ao comprar. Entre o sim e o não, arriscar seria colocar o seu sofá em risco.
Deixe aqui seu contato e receba já o orçamento da melhor higienização para o seu sofá!
Deixar o sofá no sol
Essa dica costuma vir acompanhando a afirmação de que o sol auxiliaria no extermínio de microorganismos que costumam habitar o estofado como ácaros e outras bactérias. Essa informação, porém, pode ser contestada, e vamos explicar o porquê:
O sol tem sim o poder de desinfecção através do ultravioleta, entretanto, esse raio atinge apenas a superfície do sofá e os ácaros ficam por dentro do estofado. Além disso, o calor tende a aumentar a temperatura do local, e sabemos que os ácaros adoram se multiplicar em ambientes quentes..
Outro fator a ser considerado é que colocando seu estofado no sol, em pouco tempo ele estará desbotado.
Usar escova de lavar roupa no sofá
As escovas de lavar roupa possuem cerdas muito grossas e agressivas. Nesse caso, podemos considerar o mesmo princípio que usamos ao escolher escova para os dentes, já que cerdas muito grossas e firmes podem ferir as gengivas.
O mesmo ocorre com seu sofá. Ao ser exposto a cerdas grossas pode acabar tendo o tecido danificado.
Passar perfume ou amaciante
Pode parecer absurdo, mas muitas pessoas desesperadas por remover o mau cheiro do estofado, decidem passar amaciante de roupas ou até mesmo perfume no sofá. Esse procedimento também pode manchar e danificar o estofado, além do mais, pode deixá-lo úmido, favorecendo a proliferação de germes e ainda maximizar odores indesejados.
Assim como todos os problemas relacionados à higienização de estofados, o mais aconselhável para tirar o mau cheiro é investir na limpeza periódica e com produtos específicos para esse fim.
Dessa forma, é possível garantir uma higienização completa, sem chances de manchas ou de resíduos, já que o método de limpeza da Lavandaria, comprovadamente, remove mais de 90% dos fungos e bactérias do sofá.
Entre em contato com a Lavandaria e solicite já um orçamento com quem é especialista no assunto!
- Lavanderia perto de mim: conheça o serviço que faz você ganhar tempo!
- 5 motivos para não trocar o estofado de suas cadeiras
- Tapete ideal: 5 dicas matadoras para escolher o seu
- 4 razões para lavagem profissional de edredons
- Descubra os segredos do melhor método de limpeza profissional
Quanto custa para lavar um sofá? O que influencia no preço de lavagem de sofás?