Guia completo sobre como tirar cheiro de xixi do colchão

Guia completo sobre como tirar cheiro de xixi do colchão

Uma das perguntas que recebemos com mais frequência é como tirar cheiro de xixi do colchão. Se você tem um bebê em casa, ou mesmo algum animal de estimação não adestrado, é bem provável que já tenha vivenciado alguma experiência como essa. 

Felizmente, tarefas como limpar o colchão para tirar cheiro de xixi são simples e rápidas de se colocar em prática.  

Para responder a pergunta como tirar o cheiro de xixi do colchão, e ainda dar dicas de como proteger e manter o colchão limpo, livre de odores e prolongar sua durabilidade por muito mais tempo, confira este artigo e aproveite! 

Sua qualidade de vida (e de sono) vão melhorar muito. Boa leitura! 

Mas afinal, o colchão pode ser lavado? 

colchão sujo

Lavar o colchão, assim como lavar tapetes, sofás, cortinas, edredons, uniformes, deveria ser rotina habitual de todas as pessoas. Mas, por alguma razão, a limpeza do colchão é uma das mais negligenciadas. Seja pela falta de hábito, desconhecimento, por parecer estranho lavar o colchão, ou ainda por receio do colchão ficar encharcado, com cheiro, não secar, etc, o fato é que a higienização de colchão feita de forma profissional ainda precisa de muita divulgação e esclarecimentos para que esteja mais presente no dia a dia das pessoas. Além do mais, a limpeza dos colchões deve ser realizada periodicamente, pelo menos a cada seis meses, e não apenas quando acontecer algum incidente como por exemplo xixi na cama.   

Nossa opinião sobre este aspecto, baseada nas observações e atendimento a centenas de clientes, nos leva a crer, como diz o ditado, “quem não é visto não é lembrado”. O colchão fica a maior parte do tempo coberto, escondido pelas roupas de cama, edredons e cobertores. Portanto, as pessoas não percebem a sujidade e manchas que vão se acumulando com o tempo, salvo situações quando ocorre algum incidente com derramamento de líquidos ou xixi, que acaba se tornando uma emergência. Nestes casos, a solução mais indicada é realizar uma lavagem profissional para tirar o cheiro de xixi do colchão.       

Colchão, o protagonista da casa que merece mais atenção 

Ácaros

Agora vamos levantar a bandeira em defesa dos colchões, para que eles tenham tratamento digno de sua relevância e recebam os cuidados apropriados. 

Se pararmos para pensar, passamos um terço da nossa vida dormindo. Isso significa que o colchão é, sem dúvida, a superfície mais utilizada em nossa casa.

Outro aspecto muito importante relacionado ao colchão e à sua saúde, é que ele se torna um local ideal para proliferação de ácaros e bactérias. A eliminação natural de nossa pele, oleosidade, suor, saliva, além da poeira presente no ar, somados a um local que costuma ser quentinho e escuro, transformam-se em um cenário ideal para reprodução dos ácaros!

De acordo com pesquisadores, um grama de poeira pode conter até 40.000 ácaros. Então, um colchão com dois anos de uso pode estar carregado com 1,5 milhões de ácaros! Os ácaros são responsáveis por desencadear ou piorar inflamações, como rinite, asma, rinoconjuntivite (junção de alergia das mucosas nasais com inflamação da conjuntiva dos olhos) e dermatite atópica – uma alergia não contagiosa, mas que pode ser seguida por coceira, vermelhidão e descamação.

Além disso, sabemos que uma boa noite de sono é fundamental para nossa saúde e bem-estar físico e emocional. Trata-se de uma necessidade essencial para nosso organismo, pois fortalece nosso sistema imunológico e promove a recuperação fisiológica para enfrentarmos os desafios do dia a dia.

Portanto os colchões, com tamanha relevância em nossas vidas, merecem ser tratados com igual importância. Uma profunda limpeza de colchão deve ser realizada pelo menos a cada seis meses, sendo mais recomendado procurar um serviço profissional para higienização de colchões que tenha experiência reconhecida pelos clientes e garanta a qualidade dos resultados.  

Dicas para manter o colchão sempre limpo  

cheiro ruim de xixi no colchão

Prevenir é sempre melhor do que remediar”. Esse sábio ditado também é válido quando se trata dos cuidados com o seu colchão. 

Colchões não costumam ser itens baratos, então seguindo as recomendações abaixo, seu colchão irá durar muito mais tempo e você dificilmente precisará se preocupar em como tirar o cheiro de xixi do colchão.

  1. Utilize uma capa protetora impermeável para colchões. Dê preferência por modelos que não sejam de plástico e que possam ser lavados com frequência.   
  2. Sempre que possível, mantenha o colchão em local ventilado, evitando umidade. 
  3. Utilize o aspirador de pó regularmente no colchão e deixe-o respirar sem roupa de cama ao menos uma vez por semana.
  4. Evite consumir alimentos e bebidas em cima da cama. Além de riscos de acidentes e manchas, pode favorecer a proliferação de germes.
  5. Procure alternar o lado do colchão que você deita e vire-o a cada 15 dias para evitar deformações causadas pelo peso do corpo. 

O grande segredo para evitar cheiro de xixi no colchão  

Extratora limpando colcão

Haja rapidamente, não perca tempo! 

A urina é muito ácida, o que faz com que manchas e odores acabem impregnando com muita facilidade. Por isso, quanto mais rápido você agir para limpar a urina do colchão, melhores as chances de tirar o cheiro de xixi e evitar manchas.   

Como tirar cheiro de urina do colchão   

Aconteceu o temido incidente, xixi no colchão! Como dissemos acima, o principal segredo para evitar manchas e cheiro de xixi no colchão é agir rapidamente.

A urina é composta de cristais de ácido úrico, que para serem removidos juntamente com as bactérias e odores, precisam receber uma solução de limpeza apropriada.

Para remover o cheiro de xixi no colchão você pode optar pela limpeza profissional de colchão, que é o método mais seguro e eficaz, ou tentar soluções caseiras com produtos que já tenha em casa. 

Para um serviço profissional, a Lavandaria tem a experiência e reconhecimento de clientes no Google como referência em Qualidade e Atendimento. Você pode realizar rapidamente um orçamento pelo site ou WhatsApp e agendar o serviço na data de sua preferência em sua própria casa.     

Caso opte por tentar resolver em casa, siga este passo a passo assim que perceber que o incidente com xixi no colchão aconteceu. Quanto antes você iniciar o tratamento, melhores serão as chances de tirar o cheiro de xixi do colchão e evitar manchas.

Como tirar cheiro de xixi do colchão com bicarbonato:

  1. Absorva o excesso de urina: coloque papel absorvente para retirar o excesso de líquido. Evite esfregar ou pressionar para que o xixi não penetre mais profundamente no colchão. 
  2. Bicarbonato de Sódio: polvilhe bicarbonato de sódio ou talco no local afetado e aguarde uma hora. Esfregue com uma escovinha e remova com aspirador. Isso evitará odores e o surgimento de manchas.
  3. Solução de limpeza: faça uma solução de água morna com sabão líquido para roupas e borrife, sem encharcar, no local do incidente. Esfregue suavemente e retire com um pano limpo e seco. 
  4. Mais Bicarbonato de Sódio: polvilhe novamente bicarbonato de sódio no local afetado e aguarde retirar toda umidade. Depois remova com aspirador de pó. 

Como tirar cheiro de xixi do colchão com vinagre:

  1. Absorva o excesso de urina: coloque papel absorvente para retirar o excesso de líquido. Evite esfregar ou pressionar para que o xixi não penetre mais profundamente no colchão. 
  2. Bicarbonato de Sódio: polvilhe bicarbonato de sódio ou talco no local afetado e aguarde uma hora. Esfregue com uma escovinha e remova com aspirador. Isso evitará odores e o surgimento de manchas.
  3. Solução de limpeza: faça uma solução com partes iguais de água morna, vinagre branco e álcool. Borrife no local do incidente e aguarde secar naturalmente.
  4. Mais Bicarbonato de Sódio: polvilhe novamente bicarbonato de sódio no local afetado e aguarde retirar toda umidade. Depois remova com aspirador de pó.

Como tirar cheiro de urina seca do colchão com água oxigenada:

Talvez esta seja uma das receitas mais simples, porém ajuda bastante na maioria dos casos. 

  1. Solução de limpeza: Borrife água oxigenada 10 volumes diretamente no local do incidente, deixe agir para formar espuma, esfregue suavemente com uma escova e aguarde secar naturalmente.
  2. Odor persistente: Para situações com odor muito forte de urina, se necessário repita o procedimento adicionando sabão líquido à mistura, borrife com pouca água no local afetado, deixe agir para formar espuma, esfregue suavemente com uma escova e aguarde secar naturalmente.

Como tirar cheiro de xixi de cachorro do colchão:

Nossos filhotes de quatro patas, diferentemente dos gatos, precisam de um tempo para aprender a fazer o xixi no local certo. Então, é preciso ter muita paciência nesse processo de aprendizado, já que alguns incidentes como por exemplo xixi de cachorro no colchão, são praticamente inevitáveis. 

Mas casa cheirando à xixi de cachorro é muito desagradável. Então não se desespere, separamos algumas receitas práticas que você mesmo pode fazer ou, se necessário, optar por contratar uma empresa especializada.

Nesta receita, o mais importante é agir rapidamente, pois quanto mais tempo passar, mais seca a urina irá ficar e mais será absorvida pelo tecido:

  1. Absorva o excesso de urina: coloque papel absorvente para retirar o excesso de líquido. Evite esfregar ou pressionar para que o xixi não penetre mais profundamente no colchão. 
  2. Produtos específicos para limpeza de xixi: caso opte por um produto específico para tirar o cheiro de xixi de cachorro do colchão, opte por removedores enzimáticos. As enzimas vão ajudar a degradar as moléculas que causam o mau cheiro. Esses produtos podem ser encontrados na maioria dos pet shops. Basta seguir as orientações do fabricante no rótulo do produto. 
  3. Solução de limpeza caseira: faça uma solução com 100ml de vinagre branco, 100ml de álcool e 200 ml de água. Borrife no local do incidente e deixe agir por 10 minutos.
  4. Bicarbonato de Sódio: Retire o excesso da solução com papel toalha e polvilhe bicarbonato de sódio no local para absorver o restante da mistura. Isso evitará odores e o surgimento de manchas.
  5. Solução de limpeza adicional: faça uma solução com 4 colheres de chá de água oxigenada e 1 colher de chá de detergente neutro. Esfregue suavemente sob o bicarbonato e retire com um pano limpo e seco ou papel toalha. Espere secar naturalmente e retire o restante do bicarbonato com aspirador.
  6. Reaplicação do processo: Como tirar o cheiro de xixi de cachorro dos tecidos é difícil, você pode precisar repetir o processo mais algumas vezes. 

Como tirar cheiro de xixi de gato do colchão:

Seu gatinho fez xixi no local errado? Isso não é muito comum acontecer, pois os gatos em geral seguem facilmente a regra da caixa de areia. Porém, por algumas razões, esse incidente pode acabar acontecendo. Um xixi no tapete, sofá ou colchão, podem se tornar um grande problema. 

E para piorar a situação, o xixi dos gatos é um dos mais mal cheirosos. Isso acontece, de forma geral, pelo fato dos gatos terem o hábito de ingerir menos água que a maioria dos animais, tornando a urina mais concentrada. Com isso, a alta quantidade de uréia em relação à água na composição do xixi deixa o cheiro mais forte.

Aqui novamente vale a receita de que o mais importante é agir rapidamente: 

  1. Absorva o excesso de urina: coloque papel absorvente para retirar o excesso de líquido. Evite esfregar ou pressionar para que o xixi não penetre mais profundamente no colchão. 
  2. Solução de limpeza: faça uma solução com 100ml de vinagre branco e 200 ml de água. Borrife no local do incidente e deixe agir por 10 minutos.
  3. Bicarbonato de Sódio: Retire o excesso da solução com papel toalha e polvilhe bicarbonato de sódio no local para absorver o restante da mistura. Isso evitará odores e o surgimento de manchas.
  4. Solução de limpeza adicional: faça uma solução com 4 colheres de chá de água oxigenada e 1 colher de chá de detergente neutro. Esfregue suavemente sob o bicarbonato e retire com um pano limpo e seco ou papel toalha. Espere secar naturalmente e retire o restante do bicarbonato com aspirador.
  5. Reaplicação do processo: Como tirar o cheiro de xixi de gato dos tecidos é difícil, você pode precisar repetir o processo mais algumas vezes. 

Importante: Evite aplicar diretamente a solução de limpeza na forma líquida no colchão. Dê preferência pela utilização de um borrifador com a mistura, aplicando como spray para evitar encharcar o colchão com o líquido. Além disso, como cada colchão possui uma estrutura e materiais diferentes, recomendamos testar antes qualquer uma das técnicas em uma pequena parte mais escondida do colchão, para assim ter certeza que não causará nenhum tipo de dano ao material.  

Essas técnicas, quando aplicadas rapidamente, vão ajudar a tirar qualquer cheiro de xixi do colchão.  Mas não se esqueça de manter o ambiente bem ventilado e seguir as dicas acima de como manter o colchão sempre limpo. Estas técnicas ajudarão a conservar seu colchão por muito mais tempo. 

Devo colocar o colchão ao sol para tirar o cheiro de xixi?

Colocar o colchão ao sol é uma prática comum de muitas pessoas para  retirar mau cheiro do colchão. Apesar de que a exposição do colchão ao sol pode até significar a redução do odor inconveniente causado pelo xixi, preferimos arejá-lo à sombra. Isso porque levar o colchão ao sol pode acabar aumentando e fixando ainda mais a mancha causada pelo incidente com o xixi.

Preciso contratar um serviço especializado para higienização dos colchões?

como tirar cheiro de xixi do colchão : extratora

Para limpeza de manutenção do dia a dia, as dicas que apresentamos neste artigo são mais do que suficientes para manter os colchões em boas condições. 

Porém, pensando em uma limpeza profunda que promova a higienização e preservação do colchão por muito mais tempo, contratar uma empresa especializada é mais recomendado. 

Conte com quem entende de limpeza de colchões

Assim como em outros casos de nosso cotidiano, principalmente em atividades que exigem conhecimento técnico específico, ter o suporte de uma empresa especializada pode fazer toda a diferença no que se refere ao alcance dos melhores resultados.

Aqui na Lavandaria você encontra uma empresa com as melhores referências em limpeza de colchões, que além de contar uma equipe que ama o que faz, possui muita experiência neste segmento e presta seus serviços com extrema qualidade e excelência.

Entre em contato conosco, manda um alô, chama no Zap

só não deixe de falar com a gente, combinado? 

Vamos fazer de tudo para melhorar a sua saúde e do seu colchão, deixando ele bem limpinho para você aproveitar uma boa noite de sono! 

Agora que você sabe como tirar cheiro de xixi do colchão mãos a obra, mas para uma limpeza eficaz, conte com quem oferece qualidade e profissionalismo.

Qualidade Lavandaria, sua família feliz e protegida! 

Lavandaria

Lavandaria

Olá! Muito prazer, nós somos Alex e Marcelo, fundadores da LAVANDARIA. Este é nosso blog, é um prazer tê-la(o) conosco. Nosso objetivo é trazer um pouco de nossa experiência em serviços de Limpeza Especializada, além de dicas que possam facilitar seu dia-a-dia. Seja bem vinda(o), sinta-se em casa, conte-nos suas experiências. Muito obrigado pela visita! A LAVANDARIA não é como as lavanderias tradicionais. Para entregar a você o melhor serviço, optamos por nos especializar na Limpeza de Sofás, Lavagem de Tapetes, Higienização de Colchões, Impermeabilização de Sofás, Lavagem de Cortinas, Lavagem de Persianas e Lavagem de Edredons. Com muito orgulho, somos líderes em Avaliações de Clientes no Google, e sabemos da importância em ter referências e indicações antes de contratar qualquer empresa. Na LAVANDARIA, o bom Atendimento e a Qualidade Total fazem parte do DNA de toda equipe.

Categorias