Dúvidas na hora da escolha do tapete para sua casa? 

<strong>Dúvidas na hora da escolha do tapete para sua casa? </strong>

Aproveite este guia com os 10 modelos de tapetes mais utilizados na decoração, onde usar e como conservá-los

Quem nunca se viu entrando em uma loja com milhares de tapetes, sem ter a menor ideia de por onde começar a procura?

São tantos tipos de materiais, formas, tramas, cores e texturas que podem nos deixar confusos na hora de comprar.  

Ou quando escolher um modelo de tapete coincide com o momento de mobiliar a casa, casamento, mudança, o tempo é uma das coisas que menos temos disponíveis. 

Então, só de pensar em ter que olhar centenas de tapetes já dá vontade de desistir, ou talvez comprar o mais simples e neutro possível, só para resolver logo essa questão.  

A fim de ajudar você a encontrar o modelo de tapete ideal para sua casa, preparamos este guia com ótimas dicas que facilitarão a sua escolha. 

Aproveite a leitura! 

Momento da escolha do tipo de tapete    

O tapete é muito mais que um simples item de decoração

Na verdade, ele cumpre o papel de âncora na maioria dos ambientes. 

São inúmeros tipos de tapetes que existem atualmente, de modo que as características do modelo escolhido serão responsáveis por conferir o estilo desejado ao ambiente. 

Nesse sentido, o momento em que você decide pelo tipo de tapete é muito importante. Em primeiro lugar, avalie a função do tapete. Ele será o protagonista da decoração? Caso afirmativo, opte por comprá-lo primeiro, e depois continue com os demais elementos e mobiliários para compor o ambiente. 

Do contrário, deixe a escolha do modelo de tapete por último. Neste caso, o contexto da decoração já estará definido e o modelo do tapete irá finalizar o estilo desejado. 

Importância dos tipos de tapete em cada ambiente

Agora você já sabe que são os tapetes que conferem personalidade e identidade aos ambientes. Seja para residências ou empresas, áreas internas ou externas, os diferentes modelos de tapetes oferecem benefícios que a maior parte das pessoas desconhecem. Conheça quais são:

Nos quartos e nas salas, os tapetes aquecem o ambiente, transmitem aconchego, conforto e requinte. 

Em apartamentos, oferecem isolamento acústico, diminuem o eco e abafam o som. Deixam o ambiente mais silencioso, além de evitar o desagradável barulho de passos de quem mora no andar de cima. 

Do ponto de vista da segurança, os tapetes diminuem o impacto no chão em caso de quedas, principalmente com crianças. 

Além disso, os tapetes oferecem isolamento térmico, ajudando a manter a temperatura dos cômodos, diminuindo as transferências de calor.

Como se não bastasse, os tapetes ainda protegem o piso ao evitar riscos quando se movimentam objetos, como mesas e cadeiras, por exemplo 

Portanto, escolher o tapete adequado para cada ambiente de sua casa é fundamental. Na próxima seção vamos mostrar os principais tipos de tapetes e dicas para que você possa usufruir de todos os benefícios que eles proporcionam.

Tipos de tapetes

Você conhece os principais modelos de tapetes, características, quais os cuidados com a limpeza e ambientes mais indicados? 

Escolher o tapete ideal para sua casa pode até parecer algo simples, mas para aproveitar todos os benefícios que cada modelo oferece, você precisa conhecer alguns detalhes que fazem toda a diferença.

A título de exemplo, você sabia que existem tapetes exclusivos para uso decorativo? São modelos confeccionados com matérias primas mais delicadas, geralmente fibras naturais, por isso não são resistentes a tráfego intenso de pessoas e muitas vezes nem podem ser lavados. 

Tapetes decorativos costumam ser muito aconchegantes e bonitos. No entanto, o problema começa quando a loja não informa ao cliente que trata-se de um tapete decorativo. O cliente nem imagina que esse modelo de tapete não pode receber tráfego de pessoas e que não pode ser lavado, sob o risco de danificá-lo.

Normalmente a etiqueta do fabricante apresenta essa informação, mas de forma bem discreta. Então, o cliente que compra um tapete decorativo e submete ao uso tradicional, pode acabar ficando desapontado quanto a durabilidade e, após a lavagem de tapetes, descobrir que o tapete não retornará ao aspecto original.

Tapete tradicional

São tapetes de pelo baixo, lembrando um carpete, com estampas ou lisos. Na maioria das vezes confeccionado com fibras sintéticas, um processo industrializado que utiliza matérias primas como polipropileno, nylon, poliéster e acrílico.

Devido suas características de fabricação, os tapetes comuns possuem fibras de alta resistência, conferindo excelente durabilidade. Igualmente firmes quanto à descoloração por efeito da luz solar ou água. Sem dúvida bem resistentes ao tráfego normal de pessoas e podem ser lavados sem grandes problemas, apresentando bons resultados. 

Portanto é um modelo de tapete versátil, com ótimo custo-beneficio, fácil manutenção e pode ser utilizado em diversos ambientes.

Tapete Shaggy

O tapete Shaggy, também conhecido como tapete felpudo, é um dos modelos mais vendidos atualmente. Feito com fibras sintéticas, na maioria das vezes poliéster, seu pelo pode ter até 7cm de comprimento. Geralmente a base possui estrutura similar ao padrão de um jeans. 

É um campeão de vendas, podendo ser encontrado em diferentes qualidades de estrutura, desde valores extremamente acessíveis até modelos mais encorpados por valores mais altos. Com pelos altos, provocam a sensação de aconchego, entregando conforto e bem estar.

Atenção especial deve ser dada à base do tapete Shaggy, que é a parte onde os fios são fixados. Em modelos com estrutura muito fina e preços baixos, encontramos uma mistura de cola com argila na base do tapete, para baratear o custo de produção. No entanto, essa argila resseca com o tempo e esfarela com as lavagens, caindo uma espécie de “terra” embaixo do tapete, como se a lavagem fosse mal feita. A verdade é que o problema se deve ao tipo de matéria-prima utilizada na confecção de alguns modelos, prejudicando sua durabilidade. 

O tapete Shaggy não é indicado para áreas com circulação de pessoas, deve ser priorizado como tapete decorativo. Os fios são trançados por torção, o que exige um cuidado especial com a limpeza, pois a lavagem pode desfiar as fibras. 

Em resumo, são peças que valorizam a decoração, são aconchegantes e possuem valores acessíveis, entretanto os ambientes escolhidos devem ser bem pensados devido às características que citamos neste modelo de tapete.

Tapete Neva

O tapete Neva é muito similar ao tapete Shaggy. As diferenças consistem apenas no tapete Neva apresentar fios trançados mais grossos e ter sua base com padrão liso. 

Tapete Persa

O tapete Persa é um modelo artesanal e exclusivo. São considerados verdadeiras obras de arte, com processo de tecelagem manual, nó a nó, por este motivo dificilmente se encontram estampas iguais.

Os fios no tapete Persa são entrelaçados manualmente com máxima atenção em peças que podem demorar mais de 12 meses para ficarem prontas.  

Os tapetes Persas têm origem nas tribos antigas do Império Pérsia, no atual Irã, Oriente Médio. São peças sofisticadas e de qualidade premium. Carregados de cultura com técnicas de tecelagem e coloração milenares.

É possível encontrar tapetes Persas produzidos com algodão, lã e materiais mais nobres como seda. O padrão de desenhos nos tapetes Persas podem variar entre formas geométricas, medalhões e flores. Nos modelos mais tradicionais predominam as cores vermelho, azul e bege. 

A decoração com tapetes Persas conferem aos ambientes uma personalidade relacionada à tradição, luxo e sofisticação.

Apesar de utilizar matérias-primas naturais e delicadas, os tapetes Persas possuem grande durabilidade, desde que observados os cuidados regulares de manutenção. Com relação a lavagem, deve ser feita por lavanderia especializada, uma vez que o algodão, seda e lã possuem baixa resistência à água.

Tapetes Sisal

Existem, basicamente, dois tipos de tapete Sisal: o natural e o sintético. 

O tapete Sisal natural é feito com a fibra da planta Agave Sisalana, cultivada principalmente nos Estados da Bahia e Paraíba. De toda a planta, são exploradas apenas as folhas. Delas são feitas as cordas que depois são moldadas para fazer variados itens que acabam por fazer parte também de projetos de arquitetura e de design. Tem aparência mais rústica, semelhante a palha e juta, adequada em vários estilos de ambientes, principalmente aqueles com temática rústica, natural e de verão. 

O tapete Sisal natural é versátil e muito funcional, por isso vem conquistando cada vez mais espaço na decoração. Pode ser colocado nos mais diversos ambientes, o único cuidado a ser observado é evitar áreas com umidade, como banheiros, lavanderias e quintal. Devido ser composto por fibras naturais, é pouco resistente à água, podendo até encolher e entortar quando em contato com água. 

Para aqueles que privilegiam um estilo sustentável, o tapete Sisal natural oferece uma grande vantagem – ele é biodegradável. Por ser feito com fibras naturais, se descartado, será rapidamente decomposto pela natureza, constituindo uma opção ecologicamente correta.   

Já o tapete Sisal sintético possui como vantagens: mais facilidade de manutenção e ótimo custo benefício. 

A fibra do tapete Sisal sintético imita perfeitamente a textura da fibra natural. 

Dentre os benefícios do tapete Sisal sintético, destacam-se os preços mais baixos em comparação ao sisal natural, assim como mais facilidade e melhores resultados para lavagens, tendo em vista que as fibras sintéticas aceitam perfeitamente contato com água e são muito duráveis.    

Em suma, tanto o tapete Sisal natural quanto o sintético são escolhas inteligentes. São modelos de tapetes que se destacam pela neutralidade e sofisticação que imprimem aos ambientes.  São clássicos, porém elegantes e certamente agregarão muito estilo à sua decoração. 

Tapete de couro

Tapetes de couro de boi são peças de alto padrão, na maioria das vezes utilizado em projetos com estilo rústico, mas também se adapta a outros estilos de decoração.

Existem diversos modelos no mercado, retangulares, quadriculados, redondos ou com a forma do próprio animal. Com relação ao tipo de material, basicamente são divididos entre tapetes de couro legítimo e tapetes de couro sintético.

Tapetes em couro sintético já podem ser encontrados com excelente qualidade, além da vantagem dos preços bem mais acessíveis. As diferenças entre o couro legitimo e sintético são quase imperceptíveis.

Já os tapetes em couro legítimo possuem acabamento nobre, elevado padrão de qualidade e muita durabilidade. São comercializados no próprio formato, cor e tamanho da pele do animal, e por consequência, acabam assumindo formatos irregulares.

Os tapetes em couro podem ser utilizados na decoração de salas de estar, escritórios ou até mesmo na parede. 

A limpeza superficial dos tapetes de couro é muito simples e prática. No dia-a-dia basta apenas a utilização frequente de um aspirador de pó. 

Atenção à limpeza dos tapetes de couro legítimo, pois estes não podem ser lavados. Em nenhuma hipótese devem ter contato com água, sob o risco de danificá-los. Caso ocorra o derramamento de líquidos no tapete de couro legítimo, deve-se apenas absorver com um pano limpo e, se necessário, passar um pano umedecido com água e detergente neutro para limpar algum resíduo. 

Tapete de pele de carneiro e ovelha

Os tapetes de pele são um dos modelos que conferem mais charme e conforto aos ambientes

No entanto, são um dos que podem acumular mais poeira, o que exige um cuidado especial na limpeza.  

Para manutenção diária e superficial, os tapetes de pele devem ser aspirados com frequência  e penteados com escova para desembaraçar os fios. Por tratar-se de material orgânico (pele de carneiro ou ovelha), tem baixa resistência à água. Para uma lavagem profunda, o mais recomendado é procurar por uma lavanderia especializada. 

Quando necessário, a lavagem deve ser artesanal e com pouca água, uma vez que pode ocorrer encolhimento, mudança de cor, queda de pelos e ressecamento dos fios. 

Tapetes Belga

tipos de tapete

Os tapetes belgas ganharam fama mundial e a Bélgica tornou-se uma das maiores nações exportadoras de tapetes no mundo.

O design dos tapetes Belgas foi concebido pelo próprio país, porém com detalhes e inspirações que vêm do Oriente. Em geral, possuem estampas muito parecidas com aquelas dos tapetes persas. A principal diferença é que no caso do tapete belga o processo de produção é industrializado, de espessura fina e acabamento à máquina.

Em geral são feitos de viscose, que conferem um toque aveludado à peça, deixando-a mais aconchegante. Alguns modelos podem ter composições com algodão ou poliester.

Os tapetes Belgas possuem ampla variedade de estampas, com padronagens clássicas e modernas, podendo ser facilmente combinados na maioria dos estilos de decoração.

Portanto, tapetes Belgas são versáteis e de ótima qualidade, têm preços acessíveis, além de serem confortáveis e macios.  

Tapete Arraiolo

Confeccionados em tela de algodão e tecidos com lã pura tingida, os tapetes Arraiolos são tapeçarias cuja técnica específica faz com que a costura tenha a característica de pontos cruzados.

O ponto é chamado de Ponto de Arraiolo, daí o nome do estilo dos tapetes. 

São peças que carregam cultura milenar, originária de Portugal e com registros do século XV. Essas peças são utilizadas em salas de jantar, salas de estar e quartos.
Feitos à mão por bordadeiras, os tapetes de arraiolos são considerados patrimônios do país. 

Tapetes Kilim

tipos de tapete

Os tapetes Kilins recebem esse nome porque a palavra kilim significa, em turco, dupla face.

O processo de produção do tapete Kilim é diferente da maioria dos tapetes tradicionais (confeccionados por nós). No caso do tapete Kilim, os fios são laçados, fazendo com que se assemelham a um bordado em forma de tapete.

O tapete Kilim é bem versátil, ideal para dar uma nova cara para os ambientes com muita facilidade. 

Como Conservar estes tipos de tapete

Após conhecer todos estes tipos de tapete e escolher o modelo ideal para sua casa, é muito importante saber como conservá-lo para ter mais durabilidade e ainda aproveitar toda a  qualidade do tapete.

Para isto, é preciso ter muita atenção na manutenção e lavagem de tapetes, para manter a cor, a textura e a higiene da peça. Deste modo, a limpeza superficial do seu tapete deve ser feita regularmente com aspirador de pó, borrifando água e detergente neutro apenas quando necessário para tratar algum local específico..

É muito importante, a cada seis meses, enviar o seu tapete para lavagem profissional para serem limpos da maneira correta, com materiais adequados e preservando as fibras, cor e textura. Retirando manchas e sujeiras sem danificar a estrutura da peça. Assim, o tapete permanece conservado e ideal para uso.

A Lavandaria garante a durabilidade do seu tapete, além da comodidade através do serviço de retiradas e  entregas grátis. Um serviço comprovadamente profissional que cuida da beleza da sua casa e ainda colabora com a saúde da sua família!  

Entre em contato e experimente nosso serviço de lavagem de tapetes.

Gostou deste conteúdo? Comente e compartilhe com quem estiver precisando.

Lavandaria

Lavandaria

Olá! Muito prazer, nós somos Alex e Marcelo, fundadores da LAVANDARIA. Este é nosso blog, é um prazer tê-la(o) conosco. Nosso objetivo é trazer um pouco de nossa experiência em serviços de Limpeza Especializada, além de dicas que possam facilitar seu dia-a-dia. Seja bem vinda(o), sinta-se em casa, conte-nos suas experiências. Muito obrigado pela visita! A LAVANDARIA não é como as lavanderias tradicionais. Para entregar a você o melhor serviço, optamos por nos especializar na Limpeza de Sofás, Lavagem de Tapetes, Higienização de Colchões, Impermeabilização de Sofás, Lavagem de Cortinas, Lavagem de Persianas e Lavagem de Edredons. Com muito orgulho, somos líderes em Avaliações de Clientes no Google, e sabemos da importância em ter referências e indicações antes de contratar qualquer empresa. Na LAVANDARIA, o bom Atendimento e a Qualidade Total fazem parte do DNA de toda equipe.

Categorias